quarta-feira, 16 de março de 2011

Corte de Cabelo: O que diz a Bíblia

- Bom, pessoal. Faz tempo que queria postar um post sobre o assunto do corte de cabelo feminino na igreja.
As pessoas sempre me perguntam por que tenho o cabelo tão longo e porque eu não corto. Tento explicar do meu jeito, dizendo que nada é proibido na igreja e que isso é questão de doutrina e que varia de congregação pra congregação. 
Eu já cortei meu cabelo, no caso eu emparelhei as pontas, pois sei que nenhuma mulher gosta de ter seu cabelo todo ''despontado''. Eu também nunca entendi o por que dessa doutrina para com as mulheres, só depois de fazer muitas perguntas á pessoas diferentes e de pesquisar que eu cheguei a uma conclusão:
é questão de obediência.
Se acontecer de ela desobedecer nessa parte,  Deus (quem criou o voto) afastará suas bençãos dela.
                                                                                                                                                                                                                                                    Abaixo, um pequeno estudo bem interessante sobre o assunto. 


Primeiramente, analisemos dois textos das Sagradas Escrituras:

1. Números 6:1,2,5 – “E FALOU o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR...Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça”.

Em primeiro lugar, notemos que o mandamento acima foi dado diretamente por Deus: “Falou o Senhor a Moisés”. Seja o que for que o texto apresente agradável ou não para nós, em concórdia ou não com a

nossa teologia, é a Palavra de Deus, viva, eficaz e acima de tudo INERRANTE.
Portanto:


a) – O próprio Deus instituiu o voto de nazireu;                                                             b) – O voto se estendia tanto a homens com as mulheres; 
c) – Uma das exigências era o não passar navalha sobre a cabeça.


Agora perguntamos: se as mulheres não cortavam e nem mesmo aparavam o cabelo (pois tal ato era e é pecado), como alegam certas pessoas, como Deus instituiria um voto onde ele permitisse a prática de um pecado? É o mesmo que dizer que Deus poderia ter instituído um voto no qual a pessoa poderia adulterar, mentir, roubar ou qualquer outro tipo de pecado.


2. 1 Coríntios 11: - “Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”.

Como disse o nosso Senhor: “Errais por não conhecer as Escrituras...”.

-Números 6 nos fala como um nazireu, homem ou mulher, deveria se portar enquanto cumpri-se seu voto, ñ apenas o corte de cabelo mas ñ tocar em cadaveris, mesmo da familia, ñ beber o fruto da vide, nem se quer comer a uva. Não esta apenas falando de corte de cabelo, mas de consagração ao Senhor, quando é pronunciada a lei do nazireado os dois sabiam o seu papel perante Deus e as mulheres já não cortavam o cabelo. E a respeito, quando terminava o seu voto, o cabelo não era aparado, era raspado ao sétimo dia na porta da tenda da congregação e este cabelo era colocado em baixo das ofertas pacificas para ser queimado no altar como adoração a Deus. E em 1 COR Paulo diz q nem ele nem as igrejas de Deus tem o habito de ser contencioso, a desonra que Paulo fala da mulher ter o cabelo raspado devese pelo fato, de prostitutas cultuais, sacerdotisas de Diana, tinham seus cabelos raspados, mostrando a todos quem eram,e ñ importa honra ou desonra desobediência é sempre pecado pecado e toda escritura é inspirada por DEUS... - por Edgar Farias de Vargas
                                                                                                                                                             As pessoas podem até achar uma besteira essa cabeleira toda, mas que elas elogiam (pelo menos na nossa frente), elas elogiam (experiência própria). ^^)


Diante de tudo isso só posso concluir juntamente com o grande apóstolo: “As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne” (Colossenses 2:23). 




10 comentários:

  1. ola!!
    li seu comentario sobre o cabelo,nao gosto de entrar em dicucao por nada ..nao comcordo mas enfin na propria biblia diz meu povo perece por falta de conhecimento,ate entendo q antes a lei foi imposta por Deus ..mas qdo Jesus morreu na cruz do calvario a lei ficou pra traz nao digo q nao devemos dar credito ao velho testamento,mas se for para viver no velho testamento temos q fazer tudo q esta la por ser lei e assim estaremos pecando ..agora nos nao seremos salvos pelas leis pois niguem segue a lei num todo e nao obedecer a lei num todo e desobediencia digna de morte ,imagina qtas pessoas estaria mortas hoje...somos salvos pela Graca...(devemos estudar tempo e historia..tudo com decencia e ordem)

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo.

    Entendi o que vc quiz passar, mas aí tbm vai aquela frase em que Dizem que Deus não é açougueiro para querer só o coração...
    Deus te quer por um todo, coração, mente, corpo, alma, espírito.
    Eu levo essa doutrina de não cortar o cabelo como um sinal de obediência, um sacrifício em honra á Deus (pois a bíblia relata que se a mulher cortar um fio de cabelo é melhor qe raspe a cabeça).

    Foi desse jeito que aprendi. E creio que não perecerei por causa disso, (é melhor errar por mais do que por menos) pois sei que Deus de uma forma ou outra recebera a minha oferta.
    Até me convencerem diferente....

    -Agradeço seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto. Realmente a essência do assunto não é a questão da proibição e sim da obediência, do sacrifício. Claro, que melhor obedecer do que sacrificar, por isso também não adianta nada cuidar do exterior se não for reflexo do interior da pessoa.

    Mas para quem só analisou o A.T. sobre esse assunto, lembre-se da passagem de I Coríntios capítulo 11.

    "Abro mão dos meus sonhos, e das minhas vontades, abro da minha vida por ti..."

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo, Paulinha.
    Por várias vezes falamos ou até cantamos esse versículo mas nunca o colocamos em prática.

    Devemos nos colocar primeiramente na vontade de
    Deus sempre, e deixar as nossas vontades.

    Se vc acha errado fazer certa coisa, pois acha que essa o faz pecar, o melhor a fazer é não realizar tal acontecimento.

    Agradeço aos comentários.
    Paz de Cristo. *-*

    ResponderExcluir
  5. bacana os comentários e o texto...mas vindo ao versículo de corintios, ainda assim........entendo que: crescido, é diferente de cortado?...podemos aparar, e mante los crescidos nao é?? alguem me explique a diferença?

    ResponderExcluir
  6. oi muito bom seu estudo sobre o corte,mas e tintura de cabelo eu posso pintar? se puder me esclarecer essa duvida eu agradeço desde ja .obrigado,bjs

    ResponderExcluir
  7. OI Patricia,eu nao concordo com o que foi publicado nao,pq igaul a anonima disse quando veio essa lei veio outras juntos e nao sao seguidas e tb fala do e pra mulher ou homem nao corta ocabelo ,depois diz que pro homem ficar com cabelo grande é desonra.Eu uso cabelo grande pq eu gosto e muito .MAs sinto no meu coraçao que Deus que de nos muito mais que isso> Ele quer adoraçao com esxelencia um coraçao sincero !Lis

    ResponderExcluir
  8. Olá¡ Patrícia, a paz de Deus, estava muito triste por ter cortado meu cabelo em um momento de grande angustia e tribulação, então na pesquisa sobre ser certo ou errado eu encontrei seu blog e gostei muito da direção que Deus te deu. Eu sou membro da congregação cristã no Brasil e temos esta doutrina, mas muitos as vezes cortam e eu não resiste a tentação, cortei abaixo do ombro mas ele era baixo da cintura, no quadril...estou trsite com o que fiz e estou com medo também.

    Deus abençoe.

    "D"

    ResponderExcluir
  9. Patricia sou evangelica, da IPUB,tenho cabelos longos.As pessoa se encomodam com o meu cabelo pois é muito grande.Gostaria de texto que convença mais ainda as pessoas um estudo sobre isso.

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoas... gostei do texto..bem, pra quem consegue cumprir a riscaa, ótimo... gostei quando ela disse q prefere errar por mais do que por menos... bem, eu sou do tipo assim, não condeno ninguém ao inferno porque cortou um cabelo..é ela e Deus..mas assim,Deus tb tem um padrão para mim...eu desobedeci e cortei tb.. me arrependi muito, estou deixando crescer de novo.. no meu caso, é um padrão q Deus quer de mim.. por isso não gosto de influenciar ninguém por minha causa..cada um tem seu particular com Deus.. estou novamente no voto nazireu... e estou amando isso..é uma forma de me concertar com ele...

    ResponderExcluir

*Se gostou do Post, comente!
Se comentou, obrigado e Volte Sempre!!!